quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

FADO DOS SONHOS



ALGUNS EXEMPLOS DESTE FADO:

01 - LA - Aquela boca - Fernando Maurício
02 - FA - Fica comigo saudade  - Carlos do Carmo
03 - SOL# - Fica comigo saudade - Tony de Matos
04 - SOL - Sonhos - Carlos Zel
05 - SOL - Sonhos meus - Manuel de Almeida
06 - RE# - Sonhos meus - Maria do Rosário Bettencourt


Caro amigo:
 

- Partindo do príncípio que a música em causa é o que eu conheço como "Fado dos Sonhos", do qual junto algumas versões, é Fado Tradicional, e canta-se acompanhando temas escritos em estrófes em sextilhas com 7 sílabas!

Foi composto pelo taxista, cantador, poeta e compositor Joaquim Frederico de Brito ( 1894 - 1977 ), que ficou popularmente conhecido por Britinho. O nome deve-se à primeira letra nele cantada, precisamente "Sonhos", que junto na voz de Carlos Zel.

Sempre ao dispor!

Saudações fadistas!

António Cruz